30 de junho de 2009

Nota de Falecimento

Do CEA - Centro de Estudos Anglicanos:

Informamos, dolorosamente, o falecimento, na tarde de hoje, do rev. Dr. Jaci Correia Maraschin.

Triste, muito triste, perder um amigo de 25 anos.

Em nossa última troca de emails, estávamos planejando organizar um simpósio em 2010 sobre as tendências musicais nas igrejas de hoje.

O sentimento de hoje, é de dor, por essa inestimável perda.

O sentimento de sempre, será o de gratidão por tudo o que nos ensinou, e de saudade, pela incomparável pessoa que era.

Que ele cante e dance por toda eternidade.


"Eu faço parte da tua história, na qual amar-te é renascer"
(Jaci Maraschin),

Prezados irmãos e irmãs,

Ainda consternados pela notícia do falecimento de nosso irmão, rev. Jaci Maraschin, transmitimos aos familiares, especialmente, Sra. Ana Dulce, às filhas Ana Isabela e Rosa Maria, nossos sentimentos de dor e solidariedade.
Todos nós perdemos uma extraordinária figura humana. Recentemente, ainda discutíamos a organização de um Simpósio sobre Música Contemporânea para 2010.

Ainda não conseguimos dimensionar o tamanho da perda, não apenas para nossa Igreja mas para o mundo ecumênico, acadêmico e artístico do Brasil e do exterior. Só podemos dizer que somos imensamente gratos por tudo o que ele nos ensinou, através de seus textos, músicas e constante bom humor. Seu legado à Igreja à qual sempre foi fiel é incalculável. Certamente vamos rir bem menos.

Estive ontem relembrando algumas canções de Jaci. Creio que no próximo domingo, todas as paróquias anglicanas no Brasil irão inserir na liturgia, alguns de seus muitos hinos. Além do incomparável "Poema ao Crucificado", recordo um, muito especial, que revela muito de seu caráter
:

Tu me encontraste em meio à noite
E me chamaste a em ti viver
Eu não sabia, confesso agora
Que ainda existia o amanhecer

Tu me seguiste por tanto tempo
Eu era triste, sem perceber
Até que um dia eu vi teu mundo
Com alegria e pude crer

Deixei de lado a indiferença
Fui abalado por teu poder
Meu egoísmo mudaste em luta
No meu batismo sem merecer

Te achei sofrido, com fome e sede
Te vi oprimido a padecer
Te achei cansado, te achei nos pobres
Desamparado a esmorecer

Te achei na face de tanta gente
Sem que eu buscasse te surpreender
Eu faço parte da tua história
Na qual amar-te é renascer

Com fé na ressurreição
rev. Carlos Eduardo Calvani
Coordenador do CEA


O blog Cristianismo, meramente também aqui se solidariza, prestando sua homenagem deixando o referido poema/canção clássico, "Poema ao Crucificado", de Jaci Maraschin
:

Meu Deus, eu te amo, não porque
espere os céus e o bem;
nem é que eu tema, ao não te amar,
sofrer no inferno, além.
Mas só porque, Senhor, por mim
morreste numa cruz,
e ali sofrendo em dor cruel,
me deste vida e luz!

Induz-me o teu infindo amor
de tal maneira a ti,
que mesmo sem o inferno e o céu
eu te amaria aqui.
Assim compreendo e vivo, ó Deus,
cantando o teu louvor;
a minha salvação és tu,
manancial de amor!


A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil deixa aqui sua nota oficial de pesar.

Louvamos a Deus pela vida e testemunho do Seu filho, nosso irmão, que participa agora da comunhão dos santos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário