27 de junho de 2009

Paulo, o Apóstolo Universal de Jesus Cristo


Imagem I : "A Conversão de Saulo de Tarso" de Michelangelo


Neste domingo, consagra-se o término do "ano paulino". É a culminação do "Ano Jubilar de São Paulo", comemorando 2000 anos de seu nascimento [ por convenção, já que não se tem fontes sólidas do ano de seu nascimento].

Deixo de brinde aos amigos, leitores e transeuntes do “Cristianismo, meramente” umas pérolas magníficas para quem quiser se inteirar mais a respeito do apóstolo e personagem essencial para a difusão e sistematização da doutrina cristã. Aquele que foi reconhecido, introduzido e comissionado junto aos apóstolos diretos de Cristo – Atos 9.26-30.

É uma ESTUPENDA referência, o especial sobre Paulo da IHU Online, a revista do Instituto Humanitas Unisinos. Cara, excelente para desbaratar com diversos preconceitos arraigados contra o Apóstolo, bem como para esclarecer diversas questões confusas.

Destaco a entrevista com Alain Gignac: “A redescoberta de Paulo pela pós-modernidade”: Na história da literatura, trata-se do primeiro escritor a se expressar em ‘eu’ com tal força. Mas o ‘eu’ de Paulo é livre e inscrito em uma comunidade, não é individualista e isolado, nem escravo e alienado.

E a com Jerome Murphy O’Connor : Paulo tem uma má reputação entre as feministas, que o consideram um anti-mulher. De fato, Paulo foi o mais ativo promotor do ministério das mulheres no Novo Testamento. Lídia, Evódia e Síntique tiveram um papel ativo na evangelização de Filipos, e Paulo situa a participação delas precisamente no mesmo nível que a dos apóstolos homens. Ele reconhece Febe como uma líder da igreja de Cêncris, o porto mais ao leste de Corinto. Priscila liderava uma igreja doméstica com seu esposo, primeiro em Éfeso e depois em Roma. Ápia era uma integrante do comitê de três pessoas que dirigiam a igreja de Colossos. Em Corinto, Paulo assumiu como dado que as mulheres, assim como os homens, podem rezar e profetizar nas assembléias litúrgicas. A profecia para Paulo é um dom de liderança, e a oração articula publicamente as necessidades da comunidade. São papéis de liderança.


Deixo também uns textos que fiz para um biblioblog de um colega, Flávio, AD CUMMULUS, que contribuo como convidado. Busquei propiciar modestamente alguns esclarecimentos sobre assuntos mal-tratados a respeito do discurso paulino, mostrando a vinculação estreita com o contexto de seu ambiente, tradição e cultura:

Transculturalismo e retórica no Cristianismo Nascente

Novo Testamento, Linguagem, Teologia e Paradoxos

A temática cristã do destino pessoal eterno e sua raiz no pensamento religioso judaico


Alguns testemunhos dos contemporâneos:

Ananias (Atos 9.11-17), discípulo cristão enviado pelo Jesus Ressurreto, após o choque de Paulo com Jesus, na estrada próximo a Damasco quando Paulo estava indo trucidar mais cristãos, em que Jesus se manifestara e Paulo ficou temporariamente cegado:
O Senhor acrescentou: Vai à rua chamada ‘Rua Direita’ e, na casa de Judas, perguntarás por alguém chamado Saulo de Tarso; ele está lá rezando, e acaba de ver um homem chamado Ananias entrar e lhe impor as mãos para lhe restituir a vista. Ananias respondeu: ‘Senhor, eu ouvi muita gente falar deste homem, e contar todo o mal que ele fez aos teus santos em Jerusalém. E aqui, ele dispõe de plenos poderes recebidos dos sumos sacerdotes para aprisionar todos os que invocam o teu nome.’ Mas o Senhor lhe disse: ‘Vai, pois este homem é um instrumento do meu nome perante as nações pagãs, os reis e os israelitas. Eu mesmo lhe mostrarei o que precisará sofrer pelo meu Nome.’. Ananias partiu, entrou na casa e lhe impôs as mãos, dizendo: ‘Saul, meu irmão, é o Senhor que me envia – este Jesus, que te apareceu no caminho que seguias – a fim de que recuperes a vista e fiques repleto do Espírito Santo’.

O Governador Pórcio Festo, Procurador Romano na Judéia: Estás louco, Paulo! As tuas muitas letras estão te levando à loucura! - Atos 26.24

O Rei da Judéia Agripa II: Pouco te falta, pela tua argumentação, para fazeres de mim um cristão! Atos 26.28

Lucas. Atos 28.30 – Paulo viveu assim [se referia a circunstância de algo parecido com uma prisão domiciliar e um período posterior de liberdade sob custódia e ainda depois sob vigilância – a prisão no término de Atos não é a definitiva, que culminara em sua decapitação; esta ocorrera depois, perto de 67 a.C., sendo que neste primeiro período escrevera a primeira carta a Timóteo e Tito, e no derradeiro cativeiro, a segunda a Timóteo] dois anos inteiros, às próprias custas [era tecelão], e recebia todos os que vinham ter com ele, proclamando o Reinado de Deus e ensinando o que concerne ao Senhor Jesus Cristo com inteira firmeza e sem impedimento.

Em II Pedro 3.15-17. E convencei-vos de que a longa paciência do Senhor é a vossa salvação! É neste sentido que Paulo, nosso irmão e amigo, vos escreveu consoante a sabedoria que lhe foi dada. Aliás, é o que diz em todas as suas cartas, em que trata destes assuntos: nelas se encontram passagens difíceis, cujo sentido pessoas ignorantes e inconstantes deturpam, como, também, fazem com as demais Escrituras, para a própria perdição.

Palavras do Apóstolo:

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a miséria, o perigo, a espada? Conforme está escrito, ‘Por tua causa fomos levados a morte o dia inteiro, fomos considerados gado para o matatadouro’. Mas em todas essas coisas somos mais do que vencedores, por Aquele que nos amou. Porque sim, estou certo de que nem morte, nem a vida, nem os anjos nem os dominadores, nem o presente nem o porvir, nem a força das alturas, nem a das profundezas, nem outra criatura alguma, nada poderá nos separar do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo, nosso Senhor.
Romanos 8. 35-39.

Não é a necessidade que me faz falar, pois aprendi a contentar-me com o que tenho em qualquer situação. Sei viver na penúria, sei viver na abundância. Aprendi em todas as circunstâncias e de todas as maneiras, tanto a ter fartura como a ter fome, a ter abundância como a passar necessidade. Tudo posso nAquele que me dá forças.
Filipenses 4.11-13

Mas este tesouro, nós o carregamos em vasos de barro, para que esse poder incomparável seja de Deus e não nosso. Premidos de todos os lados, nós não somos esmagados; em impasses, mas conseguimos passar; perseguidos, mas não alcançados; prostrados por terra, mas não liquidados; sem cessar trazemos em nosso corpo a agonia de Jesus, a fim de que a vida de Jesus seja manifestada em nosso corpo. Com efeito, nós, que estamos vivos, somos sem cessar entregues à morte por causa de Jesus, a fim de que a vida de Jesus também seja manifestada em nossa carne mortal.
II Coríntios 4.7-11.

Quanto a mim, eis que já fui derramado em sacrifício e o tempo da minha partida chegou. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Desde já me está reservada a coroa de justiça que o Senhor me dará em recompensa naquele Dia, Ele, o justo juiz; e não só a mim, mas a todos os que tiverem ansiado a Sua manifestação.
II Timóteo, 3.6-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário