31 de dezembro de 2009

Maria, Simeão ou Ana? Quem primeiro reconheceu Jesus como Messias?

traduzido de artigo publicado em Biblical Archaeology Review

por Ben Witherington III

Ser o primeiro a saber nem sempre significa ser o primeiro a compreender. Na narrativa de nascimento de Lucas, Maria é a primeira a ser informada de que Jesus será o Messias. Lucas acrescenta que ela "entesourava as palavras" que o anjo Gabriel fala para ela. Mas Maria também está intrigada com a mensagem divina; está "perplexa" quando o anjo a saúda e precisa "ponderar" o significado de suas palavras (Lucas 1.29, ver também 2:19). Nisto, Maria contrasta com Simeão e Ana, dois idosos que acontece de estarem no Templo, quando José e Maria trazem o menino Jesus a Jerusalém pela primeira vez.

Segundo Lucas 2.22-24: "[José e Maria] levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor (conforme está escrito na lei do Senhor: 'Todo macho primogênito será designado consagrado ao Senhor'[citando o Êxodo 13.2,12]) e ofereceram um sacrifício de acordo com o que está previsto na lei do Senhor, 'um par de rolas ou dois pombinhos' [com base em Levítico 12.2-8]".

No Templo, a família é abordada por um homem chamado Simeão, a quem tem sido dito pelo Espírito Santo que não vai morrer até que ele tenha visto o Messias. (O mesmo Espírito disse-lhe para ir ao Templo naquele dia, também.) Simeão toma Jesus nos braços e louva a Deus: "Mestre, agora você está adespedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra, porque meus olhos viram a sua salvação, que preparaste na presença de todos os povos, luz para revelação aos gentios, e para glória para o teu povo Israel"(Lc 2.28-32). Tendo visto o Messias, Simeão está agora preparado para morrer.

Ana, então, aproxima-se da Sagrada Família. Ela também reconhece Jesus como Messias, mas ela tem uma reação muito diferente: "Naquele momento, ela veio e começou a falar sobre a criança para todos os que esperavam a redenção de Jerusalém" (Lucas 2.38). Ela tem 84 anos, segundo Lucas, e ela não quer morrer: Ela quer fazer proselitismo. Tal como os discípulos que irão segui-la, ela é orientada para testemunhar o que viu. Maria foi a primeira a ter a boa notícia anunciada para ela, mas Ana é a primeira mulher a compreender plenamente e proclamar a boa notícia.

Isso ocorre porque, além de ser uma pregadora, Anna é uma “profetisa" (Lucas 2.36). Na verdade, ela é a única mulher no Novo Testamento explicitamente descrita como uma “profetisa". Ela, então está na linha de figuras como a juiza, chefe militar e profetisa Débora e a profetisa de Jerusalém Huldá, que, nos dias do Rei Josias, foi solicitada a verificar se um rolo antigo (uma forma de Deuteronômio) descoberto durante a reforma do Templo era realmente a palavra de Deus (2 Reis 22).

Ao contrário de Simeão, Ana não só está na visita ao Templo para o dia; ela está ali o tempo todo. Segundo Lucas, Ana "nunca deixava o Templo, mas adorava lá com jejum e oração, noite e dia" (Lucas 2.37). Talvez ela fazia parte de algum tipo de ordem de viúvas (Lucas nos diz que seu marido morreu depois de apenas sete anos de casamento) que tinham funções religiosas específicas no Templo. Ela pode ter sido capaz de assumir esse papel no Templo, porque ela já não estava em periódicos estados de impureza ritual causados pela menstruação.

Lucas também pode ter visto Ana como a segunda testemunha no ou em torno do Templo necessária para validar o significado de Jesus. Deuteronômio 19.15 salienta a importância de ter duas testemunhas para validar um evento.

O emparelhamento de Simeão e Ana reflete a propensão de Lucas para o paralelismo macho-fêmea quando ele escreve sobre os destinatários da bênção divina e da salvação. A história do nascimento de Jesus é emoldurada por duas histórias assim - de Isabel e Zacarias, em Lucas 1 e Ana e Simeão, em Lucas 2. Curiosamente, em ambas, a mulher é retratada como o exemplo mais positivo do discipulado. As mulheres não só estão mais receptivas à mensagem, elas estão mais dispostos a agir sobre ela, com Elizabeth percebendo que seu primo está carregando o Messias e louvando a Deus por essa bênção e Ana espalhando a boa notícia.

Alfred Plummer, em seu comentário clássico sobre Lucas, sugeriu que a diferença entre Ana e Simeão fornece uma pista para Lucas como um historiador da salvação, um cronista dos atos poderosos de Deus para o seu povo através dos tempos. Sim, um messias chegou, como Simeão reconhece, mas, como a profetisa Ana sugere, uma nova era, com uma nova e viva voz da profecia, tem ao mesmo tempo raiado.[1] Nesta nova era, a voz viva de Deus vai continuar a falar sobre o messiânico. Ana é a primeira de uma linha de discípulos proféticos que irão falar sobre Jesus a todos os que esperavam a redenção de Israel.

Nem todo mundo pode ser um profeta, no entanto. Maria, por exemplo, não entende completamente o que Ana imediatamente reconhece. E ela não o irá por vários anos.

Doze anos após a apresentação de Jesus no Templo, a Sagrada Família retorna a Jerusalém e Jesus retorna ao Templo, desta vez sozinho. Maria e José procuram por ele freneticamente por três dias. Quando finalmente encontram-no ouvindo e fazendo perguntas aos professores no Templo, Maria pergunta: "Filho, por que fizeste assim conosco? Olha, seu pai e eu fomos procurá-lo em grande ansiedade." Jesus responde:" Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?" Porém, relata Lucas, "eles não entenderam o que ele disse a eles... [mas] a sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração" (Lc 2.48-51). O falecido estudioso do Novo Testamento Raymond Brown escreveu: "A idéia de Lucas é que a aceitação completa da palavra de Deus, o entendimento completo de quem é Jesus, e o discipulado completo não é ainda possível. Este objetivo será concretizado através do ministério de Jesus e, em particular, através da cruz e ressurreição."

Claramente, Lucas não está pintando um retrato idealizado da Maria ou José. Ao contrário, ele pinta um quadro muito humano e realista de Maria e José como bons pais, ansiosos, preocupados, se esforçando para serem obedientes e compreender, mas ainda não compreendendo. Brown acrescenta, porém, que "Lucas não deixa Maria na nota negativa do mal-entendido. Ao invés, em 2251 [ "sua mãe guardava todas estas coisas ..."] ele enfatiza sua retenção de que ela ainda não entendia e ... sua busca contínua de compreender."[2]

Claro que, no final, Lucas descreve Maria como bem sucedida fazendo a viagem espiritual à família da fé; em Atos 1.14, quando os apóstolos se reúnem no Cenáculo, depois da ressurreição e ascensão de Jesus, Maria está com eles. Mas a história de Simeão e Ana sugere que Maria tinha muito a aprender antes que ela pudesse entrar no Reinado, e à família espiritual de fé, a qual eles já pertenciam, e a qual é a principal família de Jesus na era escatológica.

A história de Natal de Lucas é cheia de reversões surpreendente de fortunas e papéis, em que pessoas de fora tornam-se colaboradores mais íntimos do que membros da família, e na qual as mulheres desempenham um papel mais ativo do que os homens. Desta forma, Lucas também se prepara para os sinais de um de seus temas principais, no Evangelho de Lucas e em Atos- pelo menos, os últimos e os perdidos estão tornando-se os maiores, os primeiros e os encontrados com a vinda de Jesus. Lucas retrata a ascensão de uma forma de judaísmo que invoca o testemunho de mulheres assim como os homens, e que iria permitir-lhes mais uma vez preencher papéis de anciãos como Miriam.

O primeiro Natal e o menino Jesus vieram em um determinado ponto no tempo, mas para muitos, como Maria e José, a importância do evento somente poderá ser entendida de forma incremental e ao longo de muitos anos. Mas a intuição profética para com intenções de Deus é um dom o qual se mantém a prover e renovar o povo de Deus. E no início de uma longa cadeia de tais visões proféticas permanecem Simeão e Ana, uma certeza de que a profecia foi cumprida e a outra apontando para o futuro, um futuro tão brilhante quanto as promessas de Deus.

1. Veja Alfred Plummer, Luke, International Critical Commentary (Edinburgh: T & T Clark, 1905), p. 71.
2. Raymond E. Brown e Karl P. Donfried, eds., Mary in the New Testament (Philadelphia: Fortress, 1978), pp. 161–162.

Nenhum comentário:

Postar um comentário