3 de abril de 2010

A curiosa idéia da Ressurreição

Como os primeiros cristãos lutaram para aceitar a idéia de que Jesus voltou dos mortos

por Larry Hurtado

Domingo de Páscoa representa a afirmação fundamental da fé cristã, o maior dia do ano cristão como celebração da ressurreição de Jesus. Mas muitos cristãos não têm certeza sobre o que a alegação de que Jesus havia ressuscitado para uma nova vida depois de ser crucificado, na verdade significa, enquanto os não-cristãos muitas vezes acham toda a idéia de ressurreição dispensável e até mesmo ridícula.

Estas diferenças sobre o que a ressurreição de Jesus representa e o desconforto com a idéia não é nada novo, porém: os cristãos nos primeiros séculos também tinha dificuldades em abraçar a idéia de uma ressurreição corporal real. Então, como agora, a ressurreição não era idéia favorita de existência pós-morte - muita gente preferiu pensar que depois de morrer, as almas dirigiam-se a algum reino etéreo de luz e tranquilidade. Durante o período romano, muitos consideravam o corpo como uma coisa deplorável no melhor dos casos e no pior, um constrangimento sobre a alma, até mesmo uma espécie de prisão de que a alma é libertada com a morte.

Assim, não é surpreendente ter havido cristãos que simplesmente acharam a ressurreição corporal estúpida e repugnante. Para tornar a idéia palatável, interpretaram todas as referências à ressurreição de Jesus em termos estritamente espirituais. Alguns pensavam de Jesus como tendo perdido o seu corpo terreno em sua morte, assumindo um estado puramente espiritual, e retornando ao seu estado original no reino divino. Em outros casos, o corpo terreno de Jesus e até mesmo sua morte foram vistos como ilusórios, o Cristo divino penas parecendo ter um corpo normal (um pouco como Clark Kent!).

A idéia de uma real, pessoal ressurreição - significando uma nova existência física dos indivíduos após a morte, de uma forma ou de outra - não se originou com o cristianismo ou com reivindicações a respeito de Jesus. Em vez disso, parece ser primeiro claramente refletida nos textos judaicos datados de meados do século II a.C., como o livro bíblico de Daniel 12:2. Na época, era uma idéia realmente inovadora. ( O livro de Alan SegalLife After Death” oferece um amplo debate sobre as origens da idéia de ressurreição.)

Muitos povos do mundo antigo esperavam um ou outro tipo de vida eterna, mas era geralmente visto como um tipo de existência de alma ou espírito sem corpo fixado no reino dos mortos, que poderia ou não ser feliz, em lugares agradáveis. Ainda em outras expectativas, a morte poderia trazer uma fusão de indivíduos com algum oceano de ser, como uma gota de água caindo no mar.

A idéia dos antigos judeus e cristãos da ressurreição pessoal representou uma nova ênfase sobre os indivíduos e a importância da existência encarnada para além da mera sobrevivência ou o aperfeiçoamento da alma, embora houvesse debate sobre a natureza exata do corpo pós-ressurreição. Para alguns parece que supostamente seria um novo corpo de carne e ossos, intimamente ligado ao cadáver no túmulo, mas não passível de deterioração ou morte. Outros imaginaram um corpo mais parecido com o de um anjo. Mas seja qual for a sua natureza exata, a esperança da ressurreição reflete uma visão fortemente holística da pessoa, exigindo algum tipo de corpo para ser concluída.

No judaísmo antigo, do tempo de Jesus, no entanto, a ressurreição não era universalmente afirmada. Alguns judeus piedosos (em especial a parte religiosa chamada saduceus), aparentemente, consideraram a idéia ridícula, como evidenciado pelo Novo Testamento, que nos dá algumas das referências mais diretas para as disputas entre os antigos judeus sobre o assunto. Em Marcos 12:18-27, saduceus questionam com sarcasmo a Jesus com uma pergunta sobre uma mulher casada por várias vezes, perguntado-lhe de quem ela será esposa após a ressurreição. Jesus afirma fortemente a ressurreição, mas ele insiste que os ressuscitados não vão se casar e retrata a questão dos saduceus como a refletir uma ignorância insensata do poder de Deus.

Nas primeiras expressões de sua fé que nós temos, os cristãos alegaram que a ressurreição de Jesus mostrou que Deus escolheu Jesus à frente da futura ressurreição dos mortos para mostrar-lhe singularmente digno de ser senhor de todos os eleitos. Entretanto, o significado paradigmático da ressurreição de Jesus também foi muito importante para os cristãos antigos.

Nos primeiros séculos do cristianismo, quando os crentes muitas vezes sofreram duras perseguições e mesmo a ameaça de morte, aqueles que acreditavam na ressurreição corporal de Jesus encontraram-na como particularmente significativa para as suas próprias circunstâncias. Jesus havia sido condenado à morte de forma horrível, mas Deus tinha subvertido a execução de Jesus e, na verdade, tinha-lhe dado um novo e glorioso corpo. Então, eles acreditavam que eles poderiam enfrentar sua própria morte, bem como os dos seus entes queridos na firme esperança de que Deus seria fiel a eles também. Eles pensaram que eles compartilham o mesmo tipo de reafirmação dos seus imortais “eus” pessoais e corporais que Jesus tinha experimentado. Elaine Pagels, uma estudiosa do cristianismo nascente, argumentou que aqueles cristãos que consideravam o corpo como sem importância, talvez incluindo "gnósticos", eram menos dispostos a enfrentar o martírio por sua fé e mais dispostos a fazer gestos de concordância para os romanos, por exemplo, oferecendo sacrifícios aos deuses romanos porque eles consideravam as ações feitas com seus corpos como insignificantes, enquanto em seus corações mantinham suas crenças.

Pelo contrário, os cristãos que acreditavam na ressurreição corporal parecem ter considerado as suas próprias encarnações mortais como locais cruciais em que estavam a viver sua devoção a Cristo. Quando esses cristãos foram denunciados por sua fé, consideraram uma verdadeira apostasia ceder aos gestos exigidos pelas autoridades romanas.
Para eles, a devoção interior de Jesus teve que ser expressa em uma fidelidade exterior em seus corpos e eles estavam prontos para enfrentar o martírio por sua fé, estimulados pela perspectiva de ressurreição corporal. De fato, os mártires cristãos são retratados como engajados em uma batalha com as autoridades romanas (e com o Diabo, a quem os cristãos consideravam por detrás da malevolência romana para com eles), com os corpos dos mártires como campos de batalha no qual a integridade da sua pessoa e sua salvação pessoal poderiam ser perdidas ou retidas.

Historicamente, então, como os cristãos têm entendido a ressurreição de Jesus diz muito sobre como eles se entendiam, se eles têm uma visão holística da pessoa humana, se eles vêem a existência corporal como trivial ou fundamental, e como eles imaginam a salvação se manifestar completamente. A salvação não inclui uma libertação do corpo em algum tipo de felicidade pós-morte imediata e permanente (o que é realmente muito mais próximo da piedade popular cristã ao longo dos séculos), ou a salvação requer uma nova encarnação de algum tipo, uma reafirmação mais robusta de pessoalidades? Esse tipo de questão foi originalmente integrante da crença judaica e cristã no início da ressurreição. Em todas as variedades do início do cristianismo, e em todos os entendimentos diferentes do que a sua ressurreição significava, Jesus era tipicamente o modelo, o paradigma fundamental para os crentes, o que tinha acontecido com ele visto como protótipo do que os crentes tinham como a esperança para si .

Um comentário:

  1. Boa cara, muito boa mesmo!!!
    Só sei que esse domingo de Páscoa nos dá ainda mais a esperança da pós-vida com Deus, pois o Logos Dele ressuscitou.
    Abraços

    ResponderExcluir