10 de junho de 2009

O Livro de Rute

Fica hoje, na véspera de Corpus Christ, uma dica diferente. A dica é do livro de Rute, que creio falar diretamente ao momento que estamos passando, de crise geoeconômica e conseguinte insegurança, que atravessa várias dimensões de nossa vida além da financeira. E é um livro que fala profundamente à questão da jornada de vida.

Deixo com os leitores de "Cristianismo, meramente" um breve mas excelente estudo, disponível na internet, sobre o livro, contemplando o enfoque da crítica histórica e sociológica, importante para nos situarmos no plano concreto do livro, contando por parte do professor as importantes ressalvas quanto à interferência do paradigma de quem aborda-o; também contemplando um tom de indagação pelo valor como lição de vida, de inspiração para a busca e a grande labuta. É do professor de Antigo Testamento da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista de São Paulo, Tércio Machado Siqueira.

Recomendamos também "Como ler o livro de Rute - Pão, família, terra", de Carlos Mesters.

A história de Rute fora apontada pelo famoso escritor alemão Goethe como protótipo do conto perfeito.

Aqui deixamos uma pérola, extraída do Youtube, sinopse em vídeo do espetáculo "O Balé de Rute", da Cia. Rhema de Teatro e Dança, disponibilizado em formato DVD.

Grandes abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário