15 de junho de 2009

Bíblia e O Sopro de Deus - parte III - Mensagem e Busca


O gênero literário preponderante na Bíblia é a narrativa; conclama à reflexão a partir de relatos vívidos e memórias, reflexões sobre a experiência, apelando tanto à imaginação quanto a um senso realístico e ao envolvimento pessoal. Abrange metáforas, narrativas históricas, míticas (menos na acepção moderna do termo, psicológica, e mais na socrática, uma narrativa que ilustra histórias remotas em que os símbolos são personificados para o significado se representar pela sua imagem representada).

Os compiladores dos textos sagrados buscavam visualizar seus temas e agendas teológicos a partir da história; a visão deles era muito menos a da discussão metafísica, em relação a teologia se fazendo narrativamente no drama do povo. E assim é a Bíblia. Tal como o Verbo se fez carne, quando Deus assumira uma vida plenamente humana, assim também as Escrituras, em que escritos plenamente humanos são assumidos em Deus para seus propósitos de redenção da criação. Ocorre nela um processo de “acomodação”, como o teólogo João Calvino expressou, algo também sugerido por teólogos da patrística como São Clemente de Alexandria, Santo Ambrósio e Santo Agostinho. Uma adequação ou adaptação ao entendimento e maneira de expressar da época, visando atender as necessidades da situação e a capacidade humana de entendê-las, alcançando assim as pessoas comuns em suas vidas em geral.


O que falamos aqui sobre “acomodação” pode ser confundido com um grande engano que se encontra ao comentar sobre a linguagem bíblica. Alguns tomam isto como “metáfora”, atribuindo ao termo um sentido de algo que não tenha uma realidade própria, independente, mas apenas subjetiva ou moral. E isto é uma violência, não uma ferramenta. É uma atitude arbitrária, que favorece a que o indivíduo decida o que quer que o texto, símbolos e apontamentos signifiquem de acordo com seus caprichos.

Mas penso poder encontrar no livro “Milagres” de C.S. Lewis, o autor das “Crônicas de Nárnia”, no capítulo “Coisas Vermelhas Horríveis”, a melhor explicação e ilustração sobre o que essa perspectiva da “acomodação” do texto quer dizer. Permitam-me citar umas passagens.

Temos agora diante de nós três princípios de orientação. (1) O pensamento é distinto da imaginação que o acompanha. (2) O pensamento pode ser acertado em sua maior parte mesmo quando as imagens falsas que o acompanham são tidas como verdadeiras. (3) Que quem quer que fale sobre coisas que não podem ser vistas, tocadas ou ouvidas, ou outras semelhantes, deve inevitavelmente falar como se elas pudessem ser vistas, tocadas ou ouvidas (isto é, devem falar de “complexos” e “repressões” como se os desejos pudessem ser realmente atados em fardos ou empurrados para trás; de “crescimento” e “desenvolvimento” como se instituições pudessem realmente crescer como árvores ou abrir-se como flores; de energia sendo “libertada” como se fosse um animal saído da jaula).

Ele fornece aí exemplos para o terceiro princípio enunciado. Para o primeiro princípio, ele fornecera antes esta ilustração: Quando penso em Londres, imediatamente vejo a estação de Euston num quadro mental. Mas quando penso (como faço) que Londres possui milhares de habitantes, não estou querendo indicar que existam milhares de imagens de pessoas contidas em minha imagem da estação Euston. Nem afirmo que milhares de pessoas reais vivam na estação Euston. De fato, embora tenha essa imagem na mente ao pensar em Londres, o que penso ou digo não está ligado à imagem e seria rematada tolice caso fosse assim. Minhas idéias fazem sentido porque não tratam de minhas imagens mentais, mas da Londres real, fora de minha imaginação, da qual ninguém pode ter um quadro mental adequado.

Para o segundo esta: Ouvi certa vez uma senhora dizendo à sua filha pequena que se alguém tomasse um número excessivo de comprimidos de aspirina morreria. “Por quê?” perguntou a filha, “ela não é venenosa.” “Como você sabe que não é venenosa?” replicou a mãe. “Porque”, respondeu a filha, “quando você esmaga um comprimido não encontra dentro dele coisas vermelhas horríveis.” (...)Mas isto não indica que tudo o que pensava e dizia sobre veneno era necessariamente sem sentido, pois ela sabia perfeitamente bem que veneno representava algo que poderia matá-la ou fazê-la adoecer se o engolisse. Sabia também, até certo ponto, quais as substâncias na casa da mãe que continham veneno. Se um visitante fosse advertido pela menina: “Não beba isso, mamãe disse que é veneno”, seria imprudente deixar de seguir o conselho só porque “Esta criança possui uma idéia primitiva de veneno como Coisas Vermelhas Horríveis, que meu conhecimento científico adulto de há muito refutou”.

Esperamos aqui ter colaborado, modesta e limitadamente, com aqueles que buscam uma compreensão sobre esse tema da linguagem bíblica, sua inspiração, sua autoridade e seu valor perene, nos quais se apóiam os conteúdos da fé cristã e a inspiração para a vivência de sua espiritualidade no meio das alegrias, tristezas, sofrimentos, indagações, conflitos, rotinas, surpresas, comemorações da vida, e para sua esperança e expectativa para o destino da criação, o sentido da história e a vida além da vida após a morte.

Não é um manual de receitas nem bola de cristal, mas um quadro, uma janela, um prisma iluminador do sentido da realidade, de um drama maior que se passa nela e que nos envolve, que sem essa revelação especial de Deus não seria contemplado por nenhuma especulação a partir de um ponto zero. Não é um “ditado” de Deus, mas nela está pintada Sua Mensagem. Trata da busca do ser humano por parte de Deus.


Eu te conjuro, quem copiar este livro, por Nosso Senhor Jesus Cristo e por seu glorioso Advento, quando vier julgar os vivos e os mortos, que compares o que transcreves e o corrijas a partir deste manuscrito do qual estás copiando, e também que transcrevas este conjuramento e o coloques na cópia.

Santo Ireneu, “prescrição contra os hereges”, 37.

Agora devemos transformar em ações as palavras da Escritura; ao invés de falar das coisas santas, devemos desempenhá-las.

São Jerônimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário