31 de agosto de 2009

O Magnificat – Exaltação




O Cântico de Maria, mãe de Jesus, no livro do Evangelho segundo São Lucas, após a saudação de sua prima Elisabeth.




A minh'alma engrandece o Senhor
e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador
porque olhou para a humildade de sua serva.
Sim, doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada
pois o Todo Poderoso fez grandes coisas por mim. O seu nome é santo
e sua misericórdia se estende de geração em geração para aqueles que o temem...
Agiu com a força de seu braço, dispersou os homens de coração orgulhoso.
Depôs os poderosos de seus tronos e elevou os humildes.
Cumulou de bens os famintos e despediu ricos de mãos vazias.
Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia
conforme prometera a nossos pais em favor de Abraão e de sua descendência para sempre.


Ao descobrir que Deus opera nela tão grandes maravilhas, sem levar em conta a sua pequenez, a sua pobreza, a obscuridade de sua ascendência e descaso dos que a cercam, Maria aprende do Espírito Santo que Deus gosta de exaltar os pequenos e rebaixar os poderosos, de abater os pretensiosos e de soerguer os infelizes, alquebrados pela provação. Então, os que nada eram são valorizados; os que eram infortunados conhecem enfim a felicidade; os que estavam mortos revivem.(...) Ao contrário de Deus, o mundo dos homens só olha para aquilo que está acima de si mesmo. Ninguém quer olhar para mais baixo de si, e nem quer saber do que aí se passa: pobreza, miséria, ignomínia, angústias, lamentos. Todos viram a cabeça para não ver nada.



Martinho Lutero – Comentário ao Magnificat, em “O Louvor de Maria”.






Murilo Mendes
Magnificat

Meu espírito anseia pela vinda da Esposa,
Meu espírito anseia pela glória da Igreja,
Meu espírito anseia pelas núpcias eternas
Com a musa preparada por mil gerações.
Eu hei de me precipitar em Deus como um rio,
Porque não me contenho nos limites do mundo.
Dai-me pão em excesso e eu ficarei triste,
Dai-me luxo, palácios, ficarei mais triste.
Para que resolver o problema da máquina
Se minha alma sobrevoa a própria poesia?
Só quero repousar na imensidade de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário