17 de julho de 2009

Tempo com Deus









"Mas aprender
o ponto de intersecção do sem-tempo
com o tempo, é tarefa do santo -
tarefa não, mas algo dado
e tomado, em morte de amor por uma vida nova,
ardor e quebranto e entrega de si mesmo".

T. S. Eliot


Estes dias me deparei com alguns aforismos repletos de tremenda profundidade, impacto e sabedoria de Jean-Yves Leloup, conhecido na tradição cristã ortodoxa oriental como “Padre João Serafim”, no belo livro “Escritos sobre Hesicasmo – uma tradição contemplativa esquecida”. Recomendo esse livro de todo o coração nesses períodos turbulentos e histéricos que vivemos, para recuperarmos uma noção de espiritualidade integrada com o nosso todo e com o Todo do cosmos, infundida de Deus e aberta à irradiação da doçura vibrante do Altíssimo. Para serenar e fortalecer o espírito, não como escapismo ou uma visão ululante de espiritualidade, mas para ter forças para enfrentar a lida crua do cotidiano sem perdermos o mais importante.

Esse fragmento para mim expõe a essência e o alcance do livro: “Meditar é antes de tudo entrar na meditação e no louvor do universo, pois ‘todas as coisas sabem orar antes de nós’, dizem os padres [personagens influentes, para o pensamento e prática do cristianismo, dos primeiros séculos da igreja]. O ser humano é o lugar onde a oração do mundo toma consciência dela mesma. O ser humano está aqui para dar um nome ao que todas as criaturas balbuciam...

A meditação, disciplina contemplativa e a integralidade corpo/espírito no exercício devocional são legados inestimáveis que os cristãos ocidentais eclipsaram e precisam, precisam e muito, recuperar, para escapar da fabricação forçada de sentimentos fervorosos que podem beirar à histeria, não à comunhão com o Espírito.

"É conhecida a história daquela pessoa que empurrava, empurrava para abrir a porta. Quando era pára, esgotada de tanto empurrar, a porta se abre... mas no outro sentido...
Nós achamos que buscamos a Deus, mas é Ele que nos busca. Nossa tarefa não é apoderarmo-nos dele, é acolhê-lO.
"

Domingo último a leitura do evangelho me remeteu a um episódio especial e providencial da história cristã nos últimos mil anos. É a comissão de Jesus aos discípulos em Marcos 6, 6b-13:

Ele percorria as aldeias dos arredores, ensinando. Ele chama os Doze. E começa a enviá-los dois a dois, dando-lhes autoridade sobre os espíritos impuros. Deu-lhes instruções de nada levar para o caminho, exceto um bastão; nem pão, nem alforje, nem dinheiro no cinto, mas, como calçado, sandálias, ‘e não vistais duas túnicas’. E lhes dizia: ‘Se em algum lugar entrardes numa casa, permanecei ali até sairdes do lugar. Se numa localidade não vos acolherem e não os escutarem, saindo dali, sacudi o pó dos vossos pés: com isso eles terão um testemunho’. Eles partiram e proclamaram que era preciso converter-se. Expulsavam muitos demônios, faziam unções com óleo em muitos doentes e os curavam.


São Francisco de Assis, a esta altura já convertido ao evangelho e decidido a uma vida dedicada especialmente e integralmente em servir a Cristo e ser sal e luz, ouvira este texto numa missa e proclamara algo como “É isto, é isto o que eu quero” em plena missa, repleto de júbilo. E decidiu que estaria neste trecho o paradigma para o modo de ser de sua vida e missão, o sentido para sua existência e o trabalho que iria desencadear com muitos outros.

À luz do trecho de Jean-Yves, deixo aqui o Cântico do Irmão Sol, para iluminar nossa reflexão sobre essas palavras.

Altíssimo, Onipotente, Bom Senhor,
Teus são o louvor, a glória e a honra e toda bênção.
A Ti somente, Altíssimo, são devidos
e homem algum é digno de Te mencionar.

Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas,
especialmente meu senhor o irmão sol
que, com luz, ilumina o dia e a nós.
E ele é belo e radiante com grande esplendor:
de Ti, Altíssimo, carrega significação.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã luz e as estrelas,
no céu as formaste claras e preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento
e pelo ar e nublado e sereno e todo o tempo
pelo qual dás sustento às Tuas criaturas.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água
que é muito útil e humilde e preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo
pelo qual iluminas a noite e ele é belo e festivo e robusto e forte.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa mãe Terra
que nos sustenta e governa e produz diversos frutos
com coloridas flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles
que perdoam por teu amor
e suportam enfermidades e tribulações.
Bem-aventurados aqueles que sustentam a paz porque por Ti,
Altíssimo,
serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã morte corporal
da qual nenhum homem vivente pode escapar.
Infelizes aqueles que morrem em pecado mortal;
bem-aventurados aqueles
que se encontram em Tua santíssima vontade
porque a segunda morte não lhes fará mal.

Louvai e bendizei a meu Senhor
e agradecei e servi-O com grande humildade.

Que o Deus Triúno, o Absoluto, Eterno, Insondável, Terno, Redentor, possa nos conduzir ao encontro com o Sagrado de forma a preencher nossas vidas com a paz que o mundo não pode nos dar.

" A via do peregrino não se opõe às preocupações sociais e ao desejo de justiça do ser humano contemporâneo. Ela lembra apenas que uma mudança da sociedade sem uma mudança do coração humano está votada, mais dia ou menos dia, ao fracasso, e o coração do ser humano só pode mudar se ele se sentir amado, pelo menos uma vez, infinitamente amado, e se ele consente neste Amor que pode libertá-lo de sua vaidade e de sua vontade de poder, porque encontrou seu peso de luz."

Jean-Yves Leloup

Nenhum comentário:

Postar um comentário