30 de maio de 2009

Símbolos da Igreja Cristã Nascente






Desde os tempos mais remotos da Igreja Cristã, encontramos em catacumbas e locais de culto, túmulos, escritos, etc., referências a três importantes símbolos: o "peixe", a "âncora" e as letras gregas "alfa e ômega".

Será que associavam o peixe como símbolo porque consideravam que eram 'peixes" (camaradas, cúmplices, protegidos) uns dos outros? Nããão, rsrss. Mas até que não é de todo falso...

Ao quê ele remonta? A um criptograma.

A palavra correspondente, no Grego, é Ichthus, escrita ao modo acróstico - escrita poética, solene, evocativa, etc., em que as letras de uma palavra-chave formam frases interligadas - nesse caso a frase confessional:

Iesus Christos Theou Uios Soter, que significa Jesus Cristo, o Filho de Deus, Salvador.

A âncora era uma forma que demarcava locais de reuniões, um estratagema para driblar a perseguição das autoridades. Seria uma forma disfarçada para a cruz. Representava para os cristãos um símbolo da esperança, a firmeza para a segurança da alma em chegar ao "porto seguro".

As letras gregas "alfa e ômega" rementem ao escrito do livro Apocalipse, que oferece uma imagem de Cristo como o "Alfa e Ômega", ou seja, o sentido da História Universal, o que dera o início a ela, e o que a consumará.

Estes símbolos foram retratados em especial, primeiramente nas catacumbas cristãs e mais adiante no tempo, em túmulos de cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário