16 de maio de 2010

O noivado do Todo-amoroso

Marcos 2.19; Mateus 9.15;Lucas 5.34.
Podem os convidados às núpcias jejuar enquanto está com eles o esposo? Enquanto o esposo estiver com eles, não podem jejuar.

Jesus emprega uma imagem para o caráter do tempo de sua presença entre seus seguidores que no primeiro momento pode chocar. Como ele poderia querer que fizesse algum sentido para seus interlocutores, e mesmo para sua comunidade de discípulas e discípulos?

Mas aí que está a questão. A imagem é de certa forma familiar ao seu contexto; mas de um gênero ainda mais chocante. O momento de estar junto com ele, para com seu povo, é um momento de celebração vivaz. Remete a uma festa, a festa de casamento. É o tom da música da comunhão.

E remete a imagens da Bíblia Hebraica para o caráter atribuído por Deus ao relacionamento com seu povo escolhido:

Oséias 2, quando Ele se indignava da infidelidade, traíção:
Processai vossa mãe, processai,
pois ela não é minha mulher
e eu não sou seu marido.
Que ela afaste de seu rosto os sinais da
sua prostituição,
e dentre seus seios as marcas do seu
adultério.
Quando da restauração dos laços de comunhão:
Acontecerá naquele dia -
diz o Senhor -
que tu me chamarás 'meu marido'
e já não me chamarás 'meu baál, meu dono'
(…)
Eu noivarei contigo para sempre,
eu noivarei contigo
pela justiça e pelo direito, pelo amor
e pela ternura.
Eu noivarei contigo pela fidelidade
e tu conhecerás o Senhor.

Isaías 54.5
Pois aquele que te fez
é seu esposo:]
O Senhor de todo o poder é seu nome;
o Santo de Israel, é Ele que te resgata,
Ele se chama o Deus de toda Terra.

61.10:
Eu sou entusiasta, sim, estou entusiasmada
por causa do Senhor,
minha alma exulta por causa do meu Deus,
pois Ele me vestiu do traje da salvação,
Ele me envolveu no manto da justiça,
qual o noivo que, como um sacerdote,
cinge o diadema,
qual noiva prometida que se enfeita com seus adornos.

62.5:
Com efeito, assim como o jovem desposa
a sua noiva/ teus filhos te desposarão,
e com o entusiasmo do noivo pela sua
prometida,
o teu Deus estará entusiasmado por ti.
Jeremias 2.32:
Por acaso uma dama esquece seus adornos?
E uma noiva, seu vestido?
Mas o meu povo se esqueceu
desde dias sem conta.
Recomendo também a leitura de Ezequiel capítulo 16, onde essa relação de desposamento está trabalhada de forma o mais visceral, incluindo o amor, traição, sofrimento, cuidado, busca.

A partir dessa autocompreensão de Jesus, podemos entender melhor o contexto da passagem sobre o Jejum, que se soma a outras em que Jesus aponta que o que antes remetia a Lei Mosaica, agora vai adiante, remetendo ao seu ensino; podemos entender sua reivindicação de autoridade sobre as tradições do seu povo, argumentando que apontava para si e tinha nele o seu cumprimento.

Podemos refletir também e nos inspirar, juntamente com o povo da igreja cristã nascente, vislumbrando como seria o encontro final, o banquete e as festas quando haverá o Grande Encontro, e a restauração de todas as coisas por Deus, mediante Jesus Cristo: A festa de núpcias!!!!

Apocalipse, 19,7-9.

Alegremo-nos, exultemos e demos glória
a Ele, porque chegaram as núpcias do Cordeiro.
Sua esposa se preparou:
foi-lhe dado vestir-se de um linho
resplandecente e puro,
porque o linho são as obras justas dos
santos.
Um anjo me disse: Escreve!
Felizes os convidados ao banquete das
núpcias do Cordeiro!
Depois, disse-me: Estas são palavras do
próprio Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário