23 de maio de 2010

Festa de Pentecostes: O Envio do Espírito Santo

Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da Terra (Salmo 104:30)

Evangelho Segundo São João, 14.26

O Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que eu vos disse.

Atos 11.16: "João deu o batismo de água, mas vós recebereis o batismo no Espírito Santo."

Atos 20.35: “Há mais felicidade em dar do que em receber”.

Romanos 14.14: “ nada em si é impuro; algo é impuro para quem o considera como tal”.

I Coríntios 7.10: “que a mulher não se separe do seu marido – e o marido não repudie sua mulher”.

9.14: “(..) aos que anunciam o Evangelho que vivam do Evangelho”.

23.24-25: “(...)Isto é o meu corpo, dado em prol de vós, fazei isto em memória de mim. (…) Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; fazei isto todas as vezes que dele beberdes, em memória de mim.”

Do Livro de Oração Comum da Igreja Anglicana:

Ó Deus, que no dia de Pentecostes, ensinaste os fiéis, derramando em seus corações a luz do teu Santo Espírito; concede-nos, por meio do mesmo Espírito, um juízo acertado em todas as coisas, e perene regozijo em seu fortalecimento; pelos méritos de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.


De São Simeão, o Novo Teólogo (949 -1002 d.C.), para o Espírito Santo:

" Vejo a beleza de tua graça, contemplo seu fulgor e o reflexo de sua luz; me arrebata seu esplendor indescritível; sou empurrado fora de mim enquanto penso em mim mesmo; vejo como era e o que sou agora. Ó prodígio! Estou atento, cheio de respeito para mim mesmo, de reverência e de temor, como se estivesse diante de ti; não sei o que fazer porque a timidez me domina; não sei onde sentar-me, aonde aproximar-me, onde reclinar estes membros que são teus; em que obras ocupar estas surpreendentes maravilhas divinas " (Hinos II, 19-27; cf. Exortação apostólica pos-sinodal "Vita consecrata", n. 20).

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário