30 de outubro de 2011

Compra-se fé

Assim fala o SENHOR
contra os profetas que seduzem
meu povo:
àqueles que, se têm algo para eles morderem em seus dentes,
proclamam a paz.
Mas a quem não lhes põe nada na boca,
declaram a guerra!
Por isso a noite será para vós sem visão,
e as trevas para vós sem oráculo.
Por-se-á o sol para os profetas
e o dia obscurecer-se-á para eles.
Os videntes se envergonharão,
os adivinhos serão confundidos
e cobrirão toda barba,
porque não há resposta de Deus.
Eu contudo estou cheio de força, graças ao Espírito de YWHW
de senso de direito e coragem,
para denunciar a Jacó o seu crime
e a Israel seu pecado.
Escutai, portanto,
chefes da casa de Jacó,
magistrados da casa de Israel,
vós que execrais toda justiça,
que torceis o que é direito,
edificando Sião no sangue
e Jerusalém, com injustiça!
Seus chefes proferem sentenças por suborno,
e sacerdotes ensinam por lucro,
os profetas praticam adivinhação por dinheiro.
E se apóiam no Senhor, dizendo:
“Não está YWHW em nosso meio?
Não virá sobre nós a desgraça!”
Por isto, por culpa vossa,
Sião será arada como um campo,
Jerusalém se tornará um monte de ruínas.
E a montanha do Templo,
uma altura coberta de espinhos.
Do livro de Miquéias, 3.5-12.

Compartilho o sentimento desta mensagem profética, causticamente válida para nosso tempo, embalada por esta linda canção da Sinéad O'Connor, inspirada no Salmo 130, "De Profundis, Domini"



Das profundezas eu clamo por Ti
Oh Senhor
Não deixe meu grito de misericórdia ser ignorado
Se Tu mantiveres a conta dos pecados, oh
quem permaneceria de pé?
Mas Tu tens o perdão em suas mãos
E eu tenho ouvido a religião dizer que é para Lhe ter medo
Mas eu não me fio em tudo o que eu ouço
E parece-me que Tu estás refém de tais regras
Que foram feitas pela religião e não por Ti
E eu estou questionando se Tu nunca vai Se libertar
É mau pensar que Tu podes gostar de socorrer-me?
Há alguma coisa o meu pequeno coração pode fazer
Para ajudar a religião a compartilharmo-nos conTigo?
Pois oh
Tu estás como um fantasma em Tua própria casa
Ninguém Te ouve chorar sozinho
Oh Tu és O Único Verdadeiro, realmente O sem voz
Eles têm virado as costas a Ti para o culto de ouro e pedras
E vê-Lo prisioneiro oh me faz chorar
Ninguém te ouve gritando nas ruas
E é triste, mas é verdade como o velho ditado
"Se Deus vivesse na terra pessoas iriam quebrar suas janelas"

Anseio por Ti tanto quanto o vigilante pelo fim da noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário