3 de julho de 2010

A Pedagogia em Jesus nos Evangelhos

As falas de Jesus nos evangelhos revelam um Mestre com riquíssimo recurso didático; além de se valer de elementos do cotidiano, da natureza, do cenário político, do imaginário popular, temos nos evangelhos empregos de um farto material de comunicação oral; diversos empregos de jogos de palavras, figuras de linguagem, estratégias retóricas sofisticadas, recursos poéticos, ironias.

Como um exemplo pitoresco de jogo de palavras, temos a parábola sobre os servos e os talentos [talento = 10.000 denários, não no sentido de “habilidades inatas herdadas”, empregado muitas vezes],em Mateus 25.14-30. O termo empregado para “negligente” ao último servo, refere-se literalmente à preguiça, e rima com o termo empregado para o senhor como homem “severo”, acrescentando sarcasmo à resposta.

Robert H. Stein, um erudito estudioso do Novo Testamento, elenca diversos recursos retóricos nos evangelhos:

Paralelismo sinonímico (repetição de idéias semelhantes com emprego de palavras diferentes) : Mateus 7.7,8;
Pedi e será dado; procurai, e encontrareis; batei, e se abrirá para vós. De fato, todo o que pede recebe, quem procura encontra, a quem bate se abrirá”.
Marcos 7.18;
Então vós também sois sem inteligência? Não sabeis que nada do que penetra do exterior no homem pode torná-lo impuro, já que não penetra em seu coração, mas no seu ventre, e depois vai para a fossa?

- Paralelismo antitético (emprego paralelo de imagens contrastantes) : Mt.6,22-23;
A lâmpada do corpo é o olho. Se pois o teu olho está são, teu corpo inteiro estará na luz. Mas se o teu olho está doente, teu corpo inteiro estará nas trevas. Se pois a luz que há em ti é trevas, que trevas!
 7.17-18
Assim a árvore boa produz bons frutos, mas a árvore doente produz maus frutos. Uma árvore boa na pode dar maus frutos, nem uma árvore doente dar bons frutos.”

Paralelismo sintético ( Uma segunda parte de um discurso que complementa a primeira, retomando-a e desenvolvendo a mesma idéia): Mt.5.17
Não penseis que vim suprimir as leis ou os profetas; não vim suprimir, mas cumprir”.
 Mc 9.37
Quem acolhe em meu nome uma criança como esta, acolhe a mim mesmo; e quem me acolhe, não é a mim que acolhe, mas Àquele que me enviou”.

Paralelismo quiasmático (reforça  a idéia invertendo a ordem): Mt.23.12
“(...)todo aquele que se exalta será humilhado, e todo aquele que se humilha será exaltado”.
Mc 8.35
Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la”.

Hipérboles (linguagem figurada em que o peso da idéia é expressado através de um exagero na imagem) Mt.5.29,30
Se teu olho direito te leva à queda, arranca-o e atira-o longe de ti; pois é preferível para ti que um só membro teu pereça a que seja lançado na Geena teu corpo inteiro. E se tua mão direita te leva à queda, corta-a e lança-a longe de ti: pois é preferível para ti que um só membro teu pereça a que vá parar na Geena teu corpo inteiro”.
 7.3-5
Por que tens de olhar o cisco que está no olho do teu irmão, e a trave que está no teu olho não a reparas? Ou com dizer a teu irmão: ‘Espera! Vou tirar o cisco do teu olho’? É no teu olho que a trave está! Homem de juízo pervertido, tira primeiro a trave do teu olho, e então enxergarás direito para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

Trocadilhos Mt 16.18, 23.24
E eu te digo: Tu és Pedro – Kepha - , e sobre esta pedra – kepha – edificarei minha igreja [ provavelmente Jesus deve ter dito o termo aramaico correspondente para “assembléia”, ou “comunidade”, e o evangelista ao fazer a versão para o grego adaptou para “igreja” - ecklesia, termo empregado tempos após a ressurreição e comissão de Jesus].

Símiles (uma comparação, em que há o emprego de temos para permitir que duas idéias permaneçam distintas, apesar de suas semelhanças).
 Lc. 13.34
“Jerusalém, Jerusalém, tu que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados, quantas vezes eu quis reunir os teus filhos como uma galinha reúne os seus pintinhos sob as asas, e vós não quisestes”.
17.6
Se tivésseis fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a este sicômoro: ‘Arranca-te daí e planta-te no mar’ e ele vos obedeceria”.

Metáforas Mt 5.13
Vós sois o sal da terra. Se o sal perde seu sabor, como tornará a ser sal? Não serve para mais nada; é jogado fora e é calcado aos pés pelos homens”.
Mc 8.15
Cuidado! Guardai-vos do fermento dos fariseus e de Herodes!

Linguagem proverbial :
Mt 26.52
Embainha sua espada, pois todos que tomam a espada morrerão pela espada”.
 Mc .6.4
Um profeta só é desprezado em sua pátria, entre seus parentes e sua casa”.

Enigmas Mt 11.11
Em verdade [ amém, amém] eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista; e todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele”.
Mc 14.58
"Eu destruirei este santuário feito por mãos de homem e, em três dias, construirei outro, que não será feito por mãos de homem”.

Paradoxos Mt 23.27-28  Mc 12.41-44
Ai de vós escribas e fariseus hipócritas, que sois semelhantes a sepulcros caiados: por fora têm bela aparência, mas por dentro estão cheios de ossadas de mortos e impurezas de toda a espécie. O mesmo se dá convosco: por fora ofereceis aos homens a aparência de justos, enquanto por dentro estais repletos de hipocrisia e iniqüidade”.

A fortiori (uma retórica empregada que, para se defender uma idéia que o interlocutor põe em controvérsia, usa-se uma que ele aceita como verdade e na qual a outra vem implícita ao se porem paralelamente) Mt 7.9-10
Ou então, quem dentre vós, se o seu filho lhe pede pão, lhe dará uma pedra? Ou se pede um peixe, lhe dará uma serpente?”
10.25
“Já que trataram de Beelzebul o dono da casa, com quanto maior razão dirão o mesmo dos de sua casa!

Ironia Mt. 16.2,3
Ao cair da tarde, vós dizeis: ‘Vai haver bom tempo, pois o céu está vermelho, afogueado’; e de manhã: ‘Hoje mau tempo, pois o céu está vermelho e sombrio’. De sorte que sabeis interpretar o aspecto do céu, mas os sinais dos tempos, não sois capazes!”
Lc 12.16-21
Mas Deus lhe disse: ‘Insensato, esta noite mesmo tua vida será reclamada e o que tu preparaste, quem é que o terá?’

Contraperguntas Mc 3.1-4
Que é permitido num dia de sábado, fazer o bem ou o mal? Salvar uma vida ou matá-la?
11.27-33
O batismo de João provinha do céu ou dos homens?

Jogo de palavras: a imprecação aos líderes religiosos em Mateus 23.24: “Guias cegos, que filtrais o mosquito e engolis o camelo!” Em aramaico, camelo = gamla; mosquito = galma.

Ações Figurativas – Mc.2.25-16; 3.14-19

Dizeres que lembram palavras antigas de sabedoria Mt 5.42 # Sirácida. 4.4-6:
Não repilas o suplicante em sua aflição nem desvies do pobre o teu rosto. Do indigente não desvies o olhar, nem lhe dês motivo para te maldizer. Se te maldisser na amargura de sua alma, seu criador escutará sua oração”.
Mt. 24.28 # Jó 39.30:
De sangue seus filhotes se saciam; onde há cadáver, ali está ela”.
Mt 11.19 – Mas a sabedoria é justificada por suas obras- Sirácida 24 e Provérbios 8.

Mc.4.25 II e Esdras 7.25: “E, portanto, Esdras, para o vazio são coisas vazias, e para o completo são as coisas completas.

Em diversos desses exemplos, se aplicam mais de uma figura de linguagem ou estratégia retórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário