17 de abril de 2011

Buscar primeiro... o quê?


O grande fogo de paixão que moveu a vida e o ministério de Jesus é o projeto Reino de Deus. É o núcleo de sua mensagem. Não foi a alma indo para o céu, o indivíduo indo para a igreja. Mas a inauguração do Reino; a futura consumação do Reino e o sentido de constante urgência. Manifestações do Reino. A chegada do Reino de Deus com poder.

É uma expressão que aparecia muito pouco nas Escrituras hebraicas. Mas a quê ela remetia, de qual lençol e nascente ela jorrava?


“Não serei eu vosso soberano, nem meu filho. IWHW seja seu soberano!” -Gideão em Jz:8.3

IWHW disse a Samuel: Escuta a voz do povo em tudo aquilo que te pedem. Não é a ti que rejeitam, mas a mim. Não querem mais que eu reine sobre eles”. I Sm:8.7

“Dai a Deus a força. Sua majestade está sobre Israel, sua força está nas nuvens”. Sl:68.35

“Senhor, nosso Deus, outros senhores além de Ti dominaram sobre nós, mas é unicamente o Teu nome que repetimos”. Is: 26.13

“A oração foi a seguinte: 'Senhor, Senhor Deus, Criador de todas as coisas, terrível e forte, justo e misericordioso, o único Rei, o único bom,' (...)” II Mb:1.2

Vemos em um texto antigo o profeta Isaías, em êxtase, atônito diante da visão da coorte celestial de Deus:
No ano em que faleceu o rei Ozias, vi o Senhor sentado sobre um trono alto e elevado. A cauda de sua veste enchia o santuário. (...)
Ai de mim, estou perdido!
Com efeito, sou um homem de lábios impuros,
e vivo no meio de um povo de lábios impuros,
e meus olhos viram o Rei, YWHW dos Exércitos!

Salmo 47.8 “YWHW é o rei de toda a terra.” Salmo 103.19 : “Nos céus estabeleceu YWHW o seu trono, e os seus poder real domina sobre o universo.” Em Daniel 3.33, “Quão grandiosos são os teus sinais! Quão portentosas suas maravilhas! Seu reino é reino eterno e seu domínio vai de geração em geração”.

Então, sobre as bases da idéia do Reinado de Deus vinha a concepção de que não era algo situado aqui ou ali, delimitado a um local, uma particularidade, mas algo sem fronteiras e que perpassa e abarca a criação e a própria realidade cósmica.

Com o desenrolar da história de Israel, foi se firmando a perspectiva do Reinado de Deus como uma promessa de redenção para a nação. Vejamos o profeta que continua a pregação de Isaías, no contexto em que o povo estava sob o domínio da Babilônia, anunciando para o futuro próximo um novo êxodo do povo exilado em conexão com a ascensão de Deus ao trono, de importância mundial:
Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião:
O teu Deus se tornou rei!
Ouve, os teus vigias erguem a voz,
juntamente exultam,
porque como com seus próprios olhos vêem
o retorno de YWHW a Sião.
Rompei em júbilo, exultai à uma, ó ruínas de Jerusalém;
Porque YWHW consola o seu povo, redime a Jerusalém
(Is 52.7-9)

Já no presente, o profeta vê o mensageiro da vitória de Deus para a nação, antecipando o futuro que será consumado, a fim de lhe trazer a notícia de paz: “Teu Deus se tornou rei!” Uma palavra de encorajamento, apresentando que as tristezas daquela situação não eram nem seriam a realidade definitiva que teria a última palavra. A cena é desoladora: Jerusalém está arrasada, destruída pelos babilônios; mas a vinda do Deus vitorioso é descrita.

Em Ezequiel, algo semelhante acontece:

“Com mão poderosa, com braço estendido e com furor desencadeado, hei de reinar sobre vós; tirar-vos-ei do meio dos povos e vos congregarei dentre os países onde fostes dispersados(...) Levar-vos-ei ao deserto dos povos e ali entrarei em juízo convosco, face a face”. (Ez. 20.33-35).

Ali se apresenta que Deus congregará os que foram dispersos entre povos distantes. Estabelece um ato de libertação passional e subvertedor. E nele prova seu poder de rei e estabelece seu direito como senhor. É a esperança de um futuro que supera o presente.

Pois a Yahweh pertence o Reino: Ele governa as nações.
Sim, só diante dEle todos os poderosos da Terra se prostarão,
perante ele se curvarão todos os que descem ao pó;
Salmo 22.29-30a

Mexia de maneira avassaladora com a mente do povo os brados dos profetas sobre a restauração promovida por Deus a partir de um restante fiel, removendo a assolação promovida por, dentre outras coisas, a infidelidade anterior do povo:
Certamente reunirei todo Jacó,
Congregarei o restante de Israel, (..)
Sobe diante deles o que abre o caminho(...)
E o seu rei vai adiante deles
E YWHW estava adiante deles”
Miquéias 2.12.’Farei das estropiadas um resto,
e das dispersas uma nação poderosa.
E YWHW reinará sobre elas,
no monte Sião,
desde agora e para sempre.
Miquéias 4.7.

Restabelece-se o que foi perdido. Renova e aprofunda-se a aliança. Repara-se injustiças antigas. “O Reino pertencerá a YWHW”, não ao estado (Abdias 21). Em Zacarias 14, incorpora-se o juízo sobre os opressores, e remanescentes vindo de todos os povos adorar. “YWHW será rei sobre toda a terra; naquele dia YWHW será único, e um só será o seu nome”. (Zac.14.9; confira Deuteronômio 6.4; Salmo 22 28-30). A criação também é envolvida, e ela aclama e se alegra na redenção: “YWHW tornou-se rei – regozije-se a terra!” Sl. 97.1

Sob a subjugação e exploração do Império Romano, império este que se impunha através do Evangelho de César - a aclamação do Imperador, desfilando em carros e cavalos num cortejo e procissão triunfal, se glorificando de uma vitória de uma guerra ou uma conquista - e do discurso da filiação divina do mesmo imperador, Israel ainda considerava-se sob exílio, esperando a salvação de YHWH. É sob e por sobre toda esta expectativa e força propulsora que Jesus plasmará sua mensagem para seu tempo, para sua vida, para o povo e para o mundo. Ela alimentará suas pregações, suas curas, sua entrega até a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário