8 de setembro de 2010

Rezar

por Richard Bauckham

Mais pessoas rezam do que poderíamos supor. Pessoas que nunca vão à igreja e que dificilmente mencionam Deus rezam. Muitas vezes suas orações são orações aprendidas na infância, que continuam a preencher uma necessidade que sentem. Eles podem orar apenas quando as circunstâncias difíceis sugerem a necessidade de oração. Mas algumas pessoas apenas com a vaga sensação de crença em Deus oram mais ou menos regularmente.

Para o crente comum que reza e o aspirante a crente que reza, sua oração é uma atividade muito pessoal e bastante secreta. Eles sabem, talvez, o quão vulnerável isto é. Eles mal sabem por que oram ou para quem eles oram. Eles não poderiam defendê-lo para amigos ou familiares que achariam infantil ou inútil.

A mais simples oração - a oração de pedir - é também a mais fácil de julgar infantil. As crianças empregam-no naturalmente: "Deus abençoe a mamãe e o papai e Teddy e melhore Tia Maria, e por favor, faça Darren parar de ser horrível para mim, e por favor faça nevar amanhã para que eu possa andar de trenó." Nós crescemos até acharmos que Tia Maria, muitas vezes não fica melhor e que males muito piores do que Darren assolam o mundo, apesar de todas as orações de todos os fiéis. Também chegamos a pensar que, se existe um Deus, Ele não pode estar lá para conceder os nossos desejos mesquinhos, como fazer nevar amanhã, como se Ele fosse um gênio em uma lâmpada. E se existe um Deus, Ele deve, em qualquer caso, saber o que queremos, antes de perguntarmos a Ele.

Então, é infantil pedir a Deus as coisas? À primeira vista, o que Jesus diz sobre a oração não ajuda. Ele coloca-a na simples - infantil? - maneira: "Pedi e vos será dado, procurai e encontrareis, batei e a porta será aberta para você."

Este tipo de abordagem à oração só faz sentido se atentarmos para o fato de que Jesus pertence ao tipo de relacionamento com Deus de que ele fala, um relacionamento de confiante intimidade. Jesus quer que nós confiemos em Deus como as crianças pequenas confiam nos pais amorosos ou amigos próximos confiam uns nos outros. Uma criança não hesita em pedir a um pai amoroso por nada. Um bom amigo é alguém que você pode pedir qualquer coisa de que você precisa.

As crianças não obtêm tudo o que pedem aos seus pais. Por qualquer número de razões, somente algumas das quais podem ser devidamente explicadas às crianças, pais amorosos não dão ou não fazem o que os filhos lhes pedem. As crianças não deixam de confiar neles ou param de pedir-lhes. Isso ocorre porque a relação de amor e confiança é muito mais básica e importante do que qualquer dos pedidos.

Se as nossas orações de petição derem lugar a um relacionamento de amor e confiança, então podemos continuar orando, mesmo os tipos mais infantis de oração. Em certo sentido, somos sempre como crianças pequenas em relação a Deus, amando e confiando, como as crianças fazem bem, sem, muitas vezes, compreender. Mas existem maneiras em que a nossa oração deve também tornar-se mais adulta.

Nas orações de petição existem dois lados. Há partilha de nossas preocupações com Deus, e há também partilha das preocupações de Deus. Não devemos ser minimamente hesitantes sobre a primeira. Nada é muito trivial ou muito irrazoável de se compartilhar com Deus. Uma vez que Deus nos ama, Deus está preocupado com o que nos importa. É uma parte necessária do amor e confiança em Deus que possamos levar o que nos diz respeito a Ele, confiantes de que Ele se importa.

Isto não pode deixar as nossas preocupações inalteradas. Trazer a preocupação de Deus pode nos fazer perceber que nós estamos vendo a questão do ponto de vista muito egoísta e precisamos vê-la de forma diferente. Coisas podem acontecer com as nossas preocupações quando as levamos para Deus - assim como as crianças descobrem quando elas trazem as suas preocupações aos pais.

À medida que crescemos na oração, o que nós aprendemos também a fazer é compartilhar as preocupações de Deus. Isso pode começar por ver os nossos próprios interesses se virarem para vê-los da maneira como Deus o faz. Mas isso também significa olhar além das preocupações imediatas de nossas próprias vidas em todo o mundo, onde a preocupação de Deus abraça todas as pessoas e Sua criação. A oração envolve vir a compartilhar, de uma forma muito pequena mas real, algo da extensão da preocupação de Deus e da profundidade da preocupação de Deus para com seu mundo. Desta forma, a oração deveria expandir as nossas preocupações e alargar os nossos horizontes.

No relacionamento das crianças pequenas com os pais, partilhar as suas próprias preocupações com eles é muito mais importante do que partilhar as preocupações dos pais. Na relação de amigos íntimos, a partilha mútua de interesses é natural. É por isso que a Bíblia chama os fiéis não só como as crianças de Deus, mas também amigos de Deus. Não devemos ter vergonha dos aspectos “infantis” da nossa oração. Nós nunca crescemos para deixarmos de sermos crianças de Deus, mas nós também tornamo-nos amigos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário