27 de março de 2012

Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental


A Plataforma Brasileira de Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais - Dhesca Brasil - se inseriu no processo da Cúpula dos Povos da Rio+20 por Justiça Social e Ambiental, paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD) – Rio + 20 , participando do Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio + 20.

O processo de Cúpula, que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, não intenta realizar atividades de organizações singulares, mas busca processos de articulação de diferentes organizações e movimentos, que possam convergir dentro dos grandes eixos propostos.

Na semana passada (18 a 20) houvera uma reunião no Rio de Janeiro com as redes internacionais, para internacionalizar o processo, fechar conjuntamente os eixos da Cúpula e a metodologia do evento. A proposta medotológica ainda está sendo fechada no Grupo de Trabalho Metodologia, já havendo informes preliminares de algumas propostas:

Os três grandes eixos da Cúpula vão também embasar as três grandes Assembleias dos povos que acontecerão 1) a denúncia das causas estruturais da atual crise e das novas formas de reprodução do capital; 2) as soluções e novos paradigmas dos povos; 3) as agendas, campanhas e mobilizações que articulam os processos da luta anticapitalista após a Rio +20.

Antes das Assembleias, porém, acontecerão Plenárias Pré-Assembleias, a fim de facilitar a convergência das atividades autogestionadas desenvolvidas durante a Cúpula. Os temas das Plenárias ainda estão em discussão no Grupo de Trabalho de metodologia, mas os indicados giram em torno dos eixos Trabalho, Consumo, Produção e Educação, sendo as Plenárias assim distribuídas:


1) Direitos, por Justiça Social e Ambiental;
2) Defesa dos bens Comuns, Contra a Mercantilização;
3) Soberania Alimentar;
4) Energia e Industrias Extrativas e
5) Trabalho: Por uma Outra Economia e Novos Paradigmas de Sociedade.

As datas das Assembleias dos Povos são:

  • 19 de junho - Assembleia sobre causas estruturais e falsas soluções
  • 21 de junho - Assembleia Nossas soluções
  • 22 de junho - Assembleia para agendas de lutas e campanhas

A proposta é que ao mesmo tempo em que as Assembleias estejam acontecendo, sejam organizadas também em outros países paralelamente manifestações, marchas, ações. A forma de integração (estratégias de comunicação) entre tais eventos ainda está sendo avaliada. Além disso, o dia 20 de junho foi eleito como dia de Mobilização Global, no qual estarão acontecendo em diversos países manifestações com denúncias das violações decorrentes do modelo de desenvolvimento, contra a economia verde e apontando alternativas da sociedade civil.

No espaço da Cúpula, além das atividades autogestionadas, das Plenárias e das Assembleias, acontecerão mobilizações, acampamentos e o chamado Pró-território do futuro, para que a Cúpula seja uma expressão das práticas que esperamos prevalecerem no futuro e as quais queremos construir. Ou seja, o espaço contará, por exemplo, com feiras e stands sobre economia solidaria, reciclagem de lixo etc. As inscrições para atividades autogestionadas acontecerão durante o mês de abril, e devem ser feitas pelo site http://www.cupuladospovos.org.br/







Nenhum comentário:

Postar um comentário