Por Richard Bauckham
Em outro de meus ensaios, escrevi sobre o declínio da crença na vida após a morte na sociedade ocidental contemporânea, e sugeri algumas razões para isso. Então, eu não dei muita atenção à questão: o que é que os cristãos esperam para depois da morte?
Para pensar sobre o Paraíso precisamos de quadros imaginativos. Não podemos esperar saber em termos literais o que o céu vai ser. As tentativas de descrevê-lo, literalmente, são geralmente banais, e facilmente provocam a resposta: por que eu deveria querer isso? Quem quer passar a eternidade sentado numa nuvem tocando harpa? O paraíso deve ser inconcebivelmente diferente da nossa experiência aqui e agora. Então precisamos de imagens que evocam uma sensação de algo que transcende em muito nesta vida.
A Bíblia e a tradição cristã nos oferecem três imagens principais acerca do Céu. Se colocarmos esses três símbolos juntos, teremos uma idéia muito boa do que é a compreensão cristã do destino humano.
O primeiro é a esperança da visão de Deus. "Bem-aventurados os puros de coração", disse Jesus, "porque eles verão a Deus”. Deus, a quem agora conhecemos tão imperfeitamente, iremos então experimentá-lO diretamente. Vamos desfrutá-lO como o cumprimento final de todos os desejos humanos. Vamos adorá-lo com o tipo de atenção arrebatadora que uma experiência poderosa de beleza ou amor pode evocar em nós nesta vida. Porque Deus é infinito e nós fomos feitos para usufruí-lO, as alegrias do Céu nunca serão esgotadas. Vamos encontrar satisfação eterna em Deus.
Mas o Paraíso não será só eu e Deus. Deus nos fez para encontrar satisfação no outro, bem como nele. Assim, a segunda imagem do Céu é a cidade de Deus, uma sociedade humana perfeita, em que todos os nossos sonhos de relações humanas realmente adequadas serão cumpridas.
Mas o Paraíso não será só eu e Deus. Deus nos fez para encontrar satisfação no outro, bem como nele. Assim, a segunda imagem do Céu é a cidade de Deus, uma sociedade humana perfeita, em que todos os nossos sonhos de relações humanas realmente adequadas serão cumpridas.
Mas os propósitos de Deus vão além até mesmo de uma sociedade humana encontrando sua verdadeira realização em Si. Eles se estendem a toda criação de Deus. Nossa terceira imagem do Paraíso, o reino de Deus, é a mais ampla. Ela olha para o momento em que o governo de Deus sobre toda a sua criação finalmente será aperfeiçoado. Todo o sofrimento, o mal e a morte serão superados. O mundo de Deus será como ele sempre pretendeu que fosse. E quando todos os males e imperfeições que obscurecem Deus no mundo como é agora forem superadas, em seguida toda a criação irá perfeitamente refletir a glória de Deus. Como o apóstolo Paulo disse, "Deus será tudo em todos".
Assim, a esperança cristã é que o todo da criação de Deus encontrará o seu destino eterno em Deus. Embora, até agora , eu tenha usado o termo "Céu" para me referir à esperança cristã de vida após a morte, porque isso geralmente é feito, agora podemos ver que este termo pode ser um pouco enganador. Isso pode sugerir que o nosso destino é deixar o mundo para trás e se juntar a Deus em algum Céu puramente espiritual. A esperança cristã é muito melhor do que isso. É a união do Céu e da Terra, pela presença transformadora de Deus ao longo de sua criação.
Tudo isso deve alargar os nossos horizontes para além dos termos estritamente individuais em que tantas vezes se pensa o Paraíso. Nossa esperança, como indivíduos, é compartilhar do grande triunfo de Deus sobre todo o mal e a morte, para ter um lugar no seu propósito cósmico para toda a criação, para encontrar a nossa própria realização em Deus, no contexto de um mundo centrado em Deus e transfigurado pela Sua glória. Mas, sendo por é isso que o Céu diz respeito a todos, é claro , não podemos esperar para compartilhar afinal o que o
destino nos coloca agora, como indivíduos, dentro propósito de Deus para o Seu mundo. Para desfrutar da visão de Deus, então, devemos começar a centrar nossas vidas em Deus agora. Para entrar na cidade de Deus, então, devemos procurar a Sua vontade para a sociedade humana agora. Para entrar no reino de Deus, então, devemos colocar-nos sob o domínio de Deus agora e buscar o Seu reino em toda a realidade.
12 de março de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário