7 de novembro de 2010

Ao Horror da Demofobia, o Lirismo da Contestação

Recomendo aos amigos e amigas do Cristianismo, meramente, a leitura do texto "Xenofobia por toda parte?", de Immanuel Wallerstein.

Trecho:
O dicionário define xenofobia como o “medo dos estranhos ou estrangeiros, ou de qualquer coisa que é estranha ou estrangeira.” Parece ser uma praga endémica em toda a parte do mundo. Mas só às vezes infecta um maior número de pessoas. Esta é uma dessas vezes.

''''''' '''''''''     ''''''''''          ''''''''''      ''''''''''''         ''''''''
Depois voltei-me, e atentei para todas as opressões que se fazem debaixo do sol; e eis que vi as lágrimas dos que foram oprimidos e dos que não têm consolador, e a força estava do lado dos seus opressores; mas eles não tinham consolador.
Eclesiastes, 4.2


(...)A história, um dia, terá sua chance de falar: não será a história que se conta nas Nações Unidas, Waschington, Paris ou Bruxelas, mas a história ensinada nos países que se livraram do colonialismo e de seus fantoches.


Patrice Lumumba


Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira.O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos.Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos.

Martin Luther King Jr.





VISITA

Na escassa penumbra da tarde,
sonho.
Vêm me visitar as fadigas do dia,
os defuntos do ano, as lembranças da década,
como uma procissão dos mortos daquela aldeia
perdida lá no horizonte.

Este é o mesmo sol, impregnado de miragens
o mesmo céu que presenças ocultas dissimulam
o mesmo céu temido daqueles que tratam
com os que se foram

Eis que a mim vêm os meus mortos.


Léopold Sédar Senghor

Nenhum comentário:

Postar um comentário